domingo, 8 de setembro de 2013

Um estilo clássico...

Até o final desse mês, teremos o primeiro teaser de "O Caso da Borboleta Atíria"...

Mas afinal de contas, como será essa websérie??

Quem já conhece o nosso trabalho sabe do estilo "humor pastelão" da série Mesozoico Zoado, com um visual que lembra os antigos desenhos da Hanna Barbera, e o "Escola da Insanidade", com previsão de estreia (finalmente) para o ano que vem, mas que já vem mostrando o seu estilo "dark", algo muito próximo do universo de Tim Burton... "O Caso da Borboleta Atíria", porém, trará um visual e um estilo bastante diferente dos dessas séries...

Os clássicos da Disney, recheados de canções e com um visual singelo e colorido, realmente fez parte da infância de muita gente e ainda hoje continua alegrando a muitos. E é justamente nesse estilo que "O Caso da Borboleta Atíria" irá se apresentar: como um clássico de contos de fadas ao estilo dos antigos desenhos Disney!

Se reparar bem, observe que o design dos personagens procura resgatar exatamente esse visual, algo mais puxado para o design de "Alice no País das Maravilhas"... é como se os personagens fizessem parte dessa história também...

Veja aqui algumas curiosidades sobre o estilo de "O Caso da Borboleta Atíria" versão animada:

1 - ABERTURA

A música de abertura será algo um tanto psicodélico, para representar toda a dramatização da história, que envolve todo um suspense, que é revelado aos poucos no decorrer da história, mas irá resgatar um pouco o estilo clássico também. A grande curiosidade - e já podemos adiantar para vocês - é que a abertura da série seguirá um estilo muito parecido com a abertura de "Alice no País das Maravilhas"... Observe a abertura abaixo e tente imaginar, ao invés dos personagens do filme da Disney, os personagens da consagrada obra de Lúcia Machado de Almeida:


2 - ESTILO DE ANIMAÇÃO

Quem conhece as nossas web séries sabem que elas variam bastante no estilo com o qual são produzidas...


A série nonsense "Mesozoico Zoado", que possui até o momento 11 episódios completos na internet, foi produzida inteiramente no Macromedia Flash. Os movimentos dos personagens, por conta disso, são realmente um pouco mais limitados, o que é compensado pelo estilo proposital de desenho animado antigo e pelo estilo nonsense da série.




A série "Escola da Insanidade", porém, traz os personagens com um movimento mais "realista" e é produzida por um processo mais demorado chamado "animação em mesa de luz". É o mesmo estilo de animação empregado em desenhos clássicos, daí a demora para se produzir os episódios da série:





E em qual estilo será "O Caso da Borboleta Atíria"? Resposta: animação em mesa de luz!

Porém com uma diferença do "Escola da Insanidade": o movimento dos personagens não será tão "contínuo", mas sim um pouco mais limitado, algo próximo do Mesozoico Zoado. Dessa maneira, os episódios serão produzidos mais rapidamente, porém não perderão o ar clássico. Foi escolhido esse estilo justamente por atender o estilo da própria série, que como já dissemos, pretende resgatar o estilo dos desenhos antigos de contos de fada que, antigamente, eram todos feitos com essa técnica de animação.

3 - A TRILHA SONORA

Essa é talvez a parte que alegrará muitos fãs porque inclui alguns "spoillers"!

A trilha sonora da série será toda puxada para o estilo dos contos de fadas clássicos. Dentre as músicas, teremos algumas inéditas - ou seja, compostas exclusivamente para a série - , adaptações de músicas deletadas dos desenhos clássicos da Disney e, por fim, duas músicas adaptadas de um programa de TV dos anos 60 sobre o livro "Alice do Outro Lado do Espelho".

A música abaixo, por exemplo, é de uma cena excluída originalmente do desenho Alice no País das Maravilhas e que terá uma adaptação interessante bem no capítulo 5, onde ao invés de "Cuidado com o Jabberwock! (tradução de Beware the Jabberwock) poderá se ouvir na mata algo parecido com "Cuidado com o Arlequim-da-Mata"!



A cena "Humiliate The Boy" foi deletada do filme "Alladin" da Disney por não se encaixar no contexto do filme, e por isso a música (que é até meio divertida) nem foi aproveitada. Porém, o Escaravelho de "O Caso da Borboleta Atíria" irá cantar algo com uma melodia bem parecida na cena do Parque de Diversões:



Por fim, cabe responder a pergunta: há um motivo pelo fato da maior parte das canções e estilo de animação terem sido retirados de representações baseadas na obra "Alice no País das Maravilhas"?

Na verdade, há. O desenho estreado em 1951 apresenta todo um ar colorido e meio psicodélico, que acreditamos ser ideal para reproduzir o colorido e vislumbrante universo do livro, que conta com uma diversidade de espécies de insetos e plantas muito grande. Ademais, a própria história de "Alice no País das Maravilhas" apresenta animais falantes, com um certo ar de fábula, que é justamente o "ar" contido em "O Caso da Borboleta Atíria" do começo ao fim...




Curioso? Então aguarde só mais um pouco... pois "O Caso da Borboleta Atíria" está prestes a ser desvendado...




Nenhum comentário:

Postar um comentário